sábado, 29 de agosto de 2009

Primeira sessão.....

Criolo Doido (protagonista) vê o filme "Profissão MC" pela primeira vez
Fotos:
Marilda Borges



Ontem (sexta, 28/08/09) o rapper e ator Criolo Doido, protagonista do filme "Profissão Mc" assistiu ao mesmo pela primeira vez, teste de fogo pro diretor Alessandro Buzo, muito importante pra mim a opinião dele.
Curtiu demais, agora temos um mês até o lançamento para ajustar cor, audio e pequenos detalhes.
Quem viu também foi o Neto do Itaim Pta, que foi sem dúvida a maior revelação como ator da obra. E sua namorada Tais Terto.
Xantillee que captou audio e Ivon Patrocinio (figurante), também estiveram na sessão.
Essa semana vamos marcar para "todos" figurantes e atores que quiserem assistir, depois só no cinema e pelas quebradas do Brasil.
Tô feliz demais com o filme e olha que nem lançamos ainda.
Agradeço ao Tiago Pastoreli que foi monstro na edição e ao Toni Nogueira que dirigiu comigo, só faltou ele na sessão, mas na proxima ele estará.


Ilha de edição da DGT Filmes, primeira sessão do filme "Profissão MC"


Após o filme, muito loko familia

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Exibição !!!

Sessão das 17h

Daqui a pouco (sexta, 28/08/09 - 17h), vai ter uma sessão do filme "Profissão MC" (52 minutos) de alessandro Buzo e Toni Nogueira.
E é uma sessão especial, afinal o protagonista Criolo Doido vai assistir pela primeira vez. Além dele, alguns atores como o Neto, Tais Terto, Ivon Patrocinio, também vão estar. Além de mim (Buzo), Xantilee (que captou audio no filme) e não sei quem mais da DGT Filmes (www.dgtfilmes.com.br) vai colar, o pessoal aqui já cansou de ver. O Tiago Pastoreli, editor chefe, também e principalmente ele, não aguenta mais ver.
Breve faremos entrevistas exclusivas com vários atores do filme, para os Blog´s....
www.profissaomc.blogspot.com
www.cinemanacional.blogger.com.br
Além de que na semana que vem lançaremos no YOUTUBE, o trailler do filme.
Depois comento o que o pessoal achou, a opinião do Criolo Doido e do Neto é muito importante pra mim como diretor, estou ancioso de ver o que eles vão achar.
Outra finalidade da exibição de hoje é que o Criolo Doido e o Neto precisam me dizer o nome de uma galera, que foi figurante e precisamos fazer a ficha tecnica do filme, para por os créditos depois do (FIM).
Na semana que vem, quando definirmos local e data do "lançamento oficial", com coquetel e debate, vamos marcar data de uma série de exibições, uma delas na Favela D´Avó onde o filme foi gravado e por ai vai.
Novas emoções, lançar livro ainda da um frio na barriga, mas já tô ligado como é (lancei 5 e 2 coletâneas), agora filme é a primeira vez.
Tudo nosso !!!
Alessandro Buzo
diretor com o Toni Nogueira do filme
alessandrobuzo@terra.com.br

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Eu assisti !!!!

Acabei de assistir ao filme "Profissão MC"
Por:
Alessandro Buzo


Hoje (25/08/09) foi um grande dia, acabei de assistir ao primeiro corte do filme "Profissão MC" de Alessandro Buzo (eu mesmo) e Toni Nogueira.
O que é primeiro corte pra quem não ta ligado, é o filme finalizado, mas que ainda vai ser acertado detalhes, cor, audio. Mas não deixa de ser o filme finalizado.
Após a exibição, aqui na Ilha da DGT Filmes, assistiu eu e o Fernando (que trampa aqui), o que ficou claro pra mim é que.......
Primeiro, realmente o filme ficou bem loko, segundo.........parece ter menos tempo (52 minutos, mas pode ainda passar de 60 e virar um longa), passa muito rápido e deixa um gosto de quero mais.
Esse quero mais, seria tranformar ele num longa, dando continuidade na história, mas ai teriamos que captar dinheiro em algum lugar, algum edital, lei de incentivo, etc.....
Para que todos participantes, possam ganhar um qualquer.
Todos sabem que o filme que estamos preparando, não captou um único real em lugar nenhum, foi feito na raça, com parceiros que apostaram no projeto, mesmo não envolvendo grana.
O filme está muito bom, por ser meu primeiro como diretor, pelos atores serem todos iniciantes.Por não ter dinheiro pra fazer, fizemos milagre.
Estou orgulhoso do resultado e quero muito ver no que vai dar, o barulho que vai fazer.
Por mim, distribuo cópia pra todos camelôs da Rua 25 de Março e deixo o barato estourar no "PIRATA", mas antes.......
Está certo que o filme não será lançado no Itaú Cultural, por falta de data disponivel.
Então vou agilizar e correr atrás e tentar outro lugar, Cine Sesc, ou mesmo uma unidade central do SESC.
Depois do lançamento oficial com coquetel e debate (diretores e atores), nós iremos exibir na Favela do D´Avó no Itaim Pta, onde ele foi rodado, ou no CEU Curuça que fica em frente a comunidade.
Depois dessas duas exibições estaremos passando em vários cineclubes alternativos, como Cinema na Laje, Lunetim Mágico etc...........
Pretendemos lançar em Novembro no Rio de Janeiro, no HUTÚZ, estamos fazendo a inscrição.
Depois vem o "Oscar", "Globo de Ouro", e outros prêmios.......
Sonhando com os pés no chão e fazendo acontecer. Sem perder a ternura e a humildade jamais !!!
Alessandro Buzo
escritor, apresentador e quase um cineasta

alessandrobuzo@terra.com.br
www.buzo.com.br
www.profissaomc.blogspot.com
www.cinemanacional.blogger.com.br

* Agradecimentos especiais.........Toni Nogueira (que dirige o filme comigo), Tiago Pastoreli (edição), DGT Filmes (produção), e aos atores Criolo Doido, Da Antiga, DJ Dan Dan, JuJu DenDen e participação especial Rappin Hood.
Além dos locais que filmamos, Comunidade D´Avó Itaim Pta, Fundação Casa, Teatro Franco Zampari (TV Cultura, Produção do Programa Manos e Minas) e a todos os figurantes.....

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cena da prisão do protagonista............

Profissão MC, um filme de Alessandro Buzo e Toni Nogueira


Dia de gravação numa Unidade da Fundação Casa, cena da cadeia, todos presos são figurantes.
Foto: Sérgio Carvalho (Folha Imagem)

Vem ai.............

Vem ai o filme "Profissão MC" de Alessandro Buzo e Toni Nogueira.
Gravado no Itaim Paulista, zona leste de São Paulo

* Não capitamos um único real para produzir.
* Rapper Criolo Doido é protagonista


Os diretores e parte do elenco


Profissão MC é um filme diferente na sua fase de produção.
Dirigido por Alessandro Buzo e Toni Nogueira, que utilizaram quase todo o filme apenas uma câmerinha HD, o filme não captou um único real para ser feito.
Foi rodado na bairro periférico do Itaim Paulista, no extremo leste de São Paulo.
Os atores (100% iniciantes), foram escalados a dedo.
Primeiro "Buzo" (que além de dirigir, fez argumento, roteiro e chamou os "atores"), trouxe o protagonista, o rapper Criolo Doido, que usa seu nome artistico no filme, mas a história é ficção e em nenhum momento foi baseado na história dele de fato.
Depois vieram os outros, o "amigo do Rap" ficou com o DJ Dan Dan que já trampava com o Criolo e rola uma afinidade, o "amigo do crime" ficou com o itainhense Da Antiga, ambos também são chamados no filme pelos seus nomes reais (apelidos), opção deles.
JuJuDenDen (ex-reporter do Manos e Minas) ficou de namorada do Criolo Doido, Neto (outro do Itaim), o parceiro do protagosnista na fase do crime. Da Antiga tem dois seguranças também da região, Marquinhos e Vagnão. Na cena da cadeia foi onde mais figurantes vieram de fora (amigos do Buzo), participaram Marcio Roots (Itaim Pta), Zinho Trindade (neto de Solano Trindade, zona sul), Tubarão (Santos), Fanti (Heliópolis), Eduardo B.Boy e Michel (Itaquá), Alvaro Buzo (irmão do Buzo, Itaim), Michel da Silva (Pirituba), Walter Limonada (São Bernardo), essa cena foi filmada na Fundação Casa.
Os PM´s a paisana que prenderam o Criolo foi o Dê (Itaim), e Trutty (Jd Brasil).
Na cena da loja (quando Criolo gasta o dinheiro do crime), participam o Fernando, Marilda Borges, e até o Buzo faz uma ponta.
Tivemos ainda a participação especial de Beto Guilherme no samba da favela e do Rappin Hood (como ele mesmo), apresentando o Criolo Doido na fase do RAP no Programa Manos e Minas da TV Cultura, cena feita num dia de gravação normal do programa no Teatro Franco Zampari.
Tirando esses principais, a maioria das cenas teve outros figurantes da propria Favela do D´Avó no Itaim Paulista, onde gravamos.
Até o fotografo da Folha de S.Paulo que foi cobrir um dia pro Jornal Agora, virou carcereiro.
Um filme feito na base da vontade, com uma equipe pequena também, além dos diretores Alessandro Buzo e Toni Nogueira, trabalharam Tiago Pastoreli (ass.produção e agora editor), e mais Xantilee e Marilda Borges.
As despesas inevitáveis como alimentação da equipe nos dias de filmagens, foi custeado pelos diretores.
O filme foi gravado entre novembro de 2008 e fevereiro de 2009.
Está em fase final de edição na DGT Filmes, com o Tiago Pastoreli de editor chefe.
Vamos agora definir a data e local de lançamento oficial, deve ser filnal de setembro e depois passar ele onde tiver uma tela.
A todos que acreditaram e participaram, meu muito obrigado, foi genial e espero agora que o publico goste do resultado final.
Aguardem só mais um pouco, vem ai "Profissão MC"

Alessandro Buzo
aprendiz de cineasta

alessandrobuzo@terra.com.br

www.cinemanacional.blogger.com.br

Surge um filme.
Por:
Alessandro Buzo



Ontem (segunda, 15/06/09) finalizamos (Alessandro Buzo e Tiago Pastoreli) a decupagem do material do filme "Profissão MC", um filme de Alessandro Buzo e Toni Nogueira.
Revimos tudo que foi feito, cenas fantásticas, interpretações únicas.
Um filme que ainda vai estar na história por dois motivos............
1- Foi feito sem captar um único real
2- Utilizando apenas uma camerinha HD
Até o final do mês o filme estará editado, afinal muitas cenas foram feitas uma vez só, o que facilita (era essa a idéia) na Ilha de Edição.
Serei eternamente grato à Comunidade do D´Avó no Itaim Paulista onde o filme foi feito, sem eles (população local) seria impossivel ter feito, mais da metade dos figurantes são de lá.
Tem gente que participou que era convocado na hora (free style), podia ser morador, pessoal limpando parabrisa no farol, até um fotografo da Folha de S.Paulo que foi trampar um dia (fazer fotos pra matéria que saiu no AGORA), entrou na dança.
Destaque também para o elenco principal, Criolo Doido, Da Antiga, Dan Dan, Neto, JuJuDenDen, Vagnão e Marquinhos. Todos foram incrivelmente originais e o futuro a Deus pertence.
Outro destaque é o Toni Nogueira que dirige o filme comigo, ele é de uma importancia incrivel para suprir minha falta de experiência.
Além dos assistentes de produção fixos, Tiago Pastoreli, Marilda Borges e Xantilee, sem palavras.
Rappin Hood que fez uma participação especial, produção do Manos e Minas da TV Cultura que disponibilizou a gente gravar no Teatro Franco Zampari, a Fundação Casa, onde também teve locação.
O sonho está virando realidade e em agosto teremos o "lançamento oficial", provalvelmente no Itaú Cultural.
Outro super lançamento será na favela onde ele foi rodado, depois exibiremos 0800 (de graça) onde tiver uma tela.
Ainda queremos participar do Festival CineEsquemaNovo, o Festival de Cinema de Porto Alegre, as incrições serão aceitas até inicio de julho e acredito que irá dar tempo.
Pra finalizar, agradecimentos especiais à DGT FILMES (www.dgtfilmes.com.br), sem sua extrutura de captação e edição, também seria impossivel.
Aguardem......................em breve "Profissão MC", um filme no mínimo verdadeiro, e que vem pra fazer barulho.
Alessandro Buzo
diretor junto com Toni Nogueira

alessandrobuzo@terra.com.br


Profissão MC, primeiro filme de Alessandro Buzo, que fez ainda roteiro, argumento, escalação do elenco e palpita na edição de Tiiago Pastoreli


Buzo, Dan Dan e Criolo Doido


Os diretores Toni Nogueira e Alessandro Buzo

Pode um filme ser feito sem dinheiro ?

PROFISSÃO MC, um filme de Alessandro Buzo e Toni Nogueira.
Uma obra feita sem captar um único real.
Por:
Alexandre de Maio


Um filme rodado sem captar um único real é possível ?
Pelo menos o “Profissão MC” foi, o primeiro filme do escritor Alessandro Buzo como diretor, junto do experiente Toni Nogueira.
Todo rodado no Itaim Paulista, com atores também novatos, tem o rapper Criolo Doido como protagonista e nomes como Da Antiga, Dan Dan, Neto, JuJuDenDen entre os papeis principais e figurantes como Tubarão, Fanti, Beto Guilherme, Eduardo B.Boy, Zinho Trindade, Marcio Rodgs entre outros.
As tomadas, maioria feita na Favela do D´Avó do Itaim Pta, molibilizou a comunidade que aplaudia ao final das cenas.
Teve ainda participação do Rappin Hood como ele mesmo, outras locações utilizadas foi a Fundação Casa, Teatro Franco Zampari e Executivo Club onde acontece a tradicional Rinha dos Mc´s.
O motivo de fazer sem grana o Buzo explica: - Eu tinha a idéia e não queria ficar anos esperando uma possivel captação de grana, então convenci o Toni Nogueira a entrar comigo na empreitada, além de dividir a direção comigo, utilizar a estrutura de camera e edição da DGT Filmes (da qual ele é dono e onde eu trabalho), a DGT produz meu quadro do “Buzão” na TV Cultura. Com o Toni na jogada, fui chamando os amigos para participar, desde que fosse sem remuneração, tipo apostando no projeto e no que ele pode nos proporcionar no futuro. Montei um time único. Finaliza Buzo.
O filme foi rodado em HD, entre novembro de 2008 à fevereiro de 2009, está em fase de edição e com lançamento previsto para agosto/2009.
- Queremos fazer um lançamento oficial num cinema, com coquetel e debate no final, depois passar onde tiver uma tela, assim como foi feito sem grana, disponibilizar ele de graça para todas comunidades e se possivel disputar alguns festivais. Fala o “aprendiz de cineasta” Alessandro Buzo, como ele mesmo se define.
Perguntamos também ao Toni Nogueira como foi participar do projeto, ele apresenta um quadro no Domingão do Faustão da TV Globo e dirigiu filmes como “Osvaldinho da Cuíca – Cidadão Samba” (dividindo a direção com o proprio Osvaldinho e Simone Soul), entre projetos em outros países como Ìndia, Toni disse: - Na verdade não sou diretor e nem quero ser (diretor tem que ser chato e eu não tenho a manha), aceitei co-dirigir este fantástico filme do Buzo devido a minha experiência com o cinema “Udigrudi” nos idos dos anos 70 com os diretores Julio Bressane, Rogério Sganrzela, Neville D’Almeida e outros como câmera e fotografo. Naquela época a gente fazia dois longas por semana, a mesma equipe os mesmos atores e um diretor rodava seu filme pela manhã e o outro à tarde, o mais importante é que os filmes eram rodados um pra um, quer dizer, não tinha duas tomadas para o mesmo plano, com saia ficava. E foi isso que fizemos no PROFISSÃO MC. Rodamos tudo com uma pequena câmera de alta definição, com planos e contra planos, câmera no tripé como manda o figurino. A mágica ficou por conta dos atores, com atuações sensacionais em que eles representam eles mesmos com nome próprio e tudo. O filme ao contrário de muitos outros que revelam as favelas, é um documentário que resvala na ficção, seus atores contam suas estórias na vera. Finaliza Toni Nogueira.
Agora é aguardar pra ver, “Profissão MC” vem para fazer barulho. Mostrar que hoje pra se fazer cinema é mais fácil ter uma câmera na mão, mas ainda é preciso ter uma idéia na cabeça.

* Materia publicada no Jornal "Boletim do Kaos !!!"

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Video depoimentos !!!

Profissão MC, um filme de Alessandro Buzo e Toni Nogueira

Salve amigos, a partir de agora (18/08/2009), a pouco mais de um mês da estréia oficial do filme "Profissão MC" de Alessandro Buzo e Toni Nogueira, estamos inaugurando o BLOG Oficial do filme.
A atualização fica por conta da Suburbano Convicto Produções.
www.buzo.com.br
Editor chefe: Alessandro Buzo

Acesse ainda:
www.cinemanacional.blogger.com.br