quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Suburbano em Debate sobre o cinema e a Periferia foi genial....


Suburbano em Debate, tema: cinema e a periferia
debatedores: Jeferson De, Toni Nogueira e Akins Kinte

Texto: Alessandro Buzo (mediador)
Fotos: Marilda Borges

Ontem (terça, 05/10/2010) aconteceu mais uma vez na Livraria Suburbano Convicto do Bixiga (Rua 13 de Maio, 70 - 2o andar)....mas uma edição do evento "Suburbano em Debate" que sempre traz 3 debatedores para discutir um tema com mediacão de Alessandro Buzo.
Os convidados de ontem eram os cineastas Jeferson De (diretor de Broder! e outros filmes), Akins Kinte (Varzea e Vaguei nos Livros...) e Toni Nogueira (Osvaldinho da Cuíca - Cidadão Samba, Profissão MC entre outros).
O tema era o "CINEMA E A PERIFERIA" e o debate foi genial.
Sempre digo que esse evento traz muita riqueza de informação e saimos mais instruídos dele.
Desta vez na mesa tinha um contraste enorme, o Toni Nogueira sempre teve um lance (não por opção, mas sim vocação) de fazer projetos 0800 (sem captar grana), o Akins Kinte fez com pouca grana (Projeto VAI da PMSP) e o Jeferson De acaba de fazer Broder! por um custo de R$ 3.200.000,00 , ele mesmo abriu sua fala deixando claro quanto gastou pra fazer o filme e tem como projeto seguinte, refilmar Xica da Silva com orçamento de 7 milhões.
Enfim, personagens diferentes que fazem a mesma coisa no final, filme por amor a arte, com ou sem dinheiro são detalhes.
O Akins Kinte mostrou que o que ele gosta mesmo é de poesia e seus filmes tem essa poesia, seja no documentário Vaguei nos Livros e me sujei com a merda toda..... ou na beira dos campos de várzea em "Várzea - A Bola rolando na beira do coração". Tem noção que pode e pretende evoluir em questões tecnicas, mostrou que venho pra ficar.
Toni Nogueira contou sua louca e exemplar trajetória, nascido na classe média paulistana, saiu do Brasil em 1970 e ficou 20 anos fora entre Londres, India e 11 anos em Nova York, sendo que por 6 anos teve uma escola de samba nos EUA, chegou a desfilar em Marathan com 1.300 integrantes em 1986. Depois voltou ao Brasil, fundou a DGT Filmes e por ser um cara muito cultural, acabou se aproximando da periferia, frequentando eventos, filmando e fazendo filmes e quadros do Buzão pra TV Cultura. A vida desse mano de 63 anos é uma história de vida e disposição.
Jeferson De saiu logo anunciando que fez Broder! com 3 milhões e duzentos mil reais, destacou a mega fase que ele vive, o filme foi lançado em Berlim, depois ganhou 4 prêmios no Festival de Paulínia e 5 outros no Festival de Granado, incluindo ai "Melhor Filme", diretor, ator (Caio Blatt).
Disse ter vindo de uma família humilde, contou coisas pessoais, disse que sua mãe recentemente colocou marca passo no SUS, sei pai morreu alcolatra na rua, disse que queria mesmo era ser jogador de futebol ou músico, nascido em Taubaté, mostrou ser torcedor do BURRO DA CENTRAL, disse que em 2014, depois de sair da série C, depois B, A o Taubaté vai ganhar a Libertadores e disputar o Mundial.
Disse que chegou em Berlim e estava nevando, nunca tinha visto neve e comeu um pouco dela, acho fantástico ter uma Limosine esperando ele, Du Bronk's (ator do filme) do Rosana Bronk's chegou de BMW, foram pro Palácio onde rola o Festival.
Disse gostar de seguir com habitos simples mas não se incomoda de ter acesso hoje ao luxo que o dinheiro pode comprar, se sente bem dos 2 jeitos, quer muito mais do que já conquistou, sabe que ele representa uma excessão e talvez ele seja uma justificativa pra quem sempre da milhões pra cineastas consagrados, dão um pouco pra ele pra justificar não terem preconceito racial e tal.
Enfim, ele falou de várias outras coisas, mas só quem viveu o momento pode entender que o Jeferson De é um cara que tem além do talento, uma enorme disposição.
Cara, te digo uma coisa, esse debate foi genial.
Obrigado aos convidados por aceitarem o convite da Livraria Suburbano Convicto e do Alessandro Buzo, esse evento não tem nenhuma patrocinio e por isso não tem cachê.
Obrigado ao público que se não lotou, pelo menos encheu o espaço.
Novembro tem mais.....
Alessandro Buzo
www.buzo.com.br



Suburbano em Debate, cinema.


Nóis q ta


Alessandro Buzo e Jeferson De


Jeferson De, que lança "Broder" depois de vários prêmios


Akins Kinte


Toni Nogueira


Jeferson De, Toni Nogueira e Akins Kinte, cineastas debateram o tema: Cinema e a Periferia


Debatedores e Buzo (mediador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário