quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pode um filme ser feito sem dinheiro ?

PROFISSÃO MC, um filme de Alessandro Buzo e Toni Nogueira.
Uma obra feita sem captar um único real.
Por:
Alexandre de Maio


Um filme rodado sem captar um único real é possível ?
Pelo menos o “Profissão MC” foi, o primeiro filme do escritor Alessandro Buzo como diretor, junto do experiente Toni Nogueira.
Todo rodado no Itaim Paulista, com atores também novatos, tem o rapper Criolo Doido como protagonista e nomes como Da Antiga, Dan Dan, Neto, JuJuDenDen entre os papeis principais e figurantes como Tubarão, Fanti, Beto Guilherme, Eduardo B.Boy, Zinho Trindade, Marcio Rodgs entre outros.
As tomadas, maioria feita na Favela do D´Avó do Itaim Pta, molibilizou a comunidade que aplaudia ao final das cenas.
Teve ainda participação do Rappin Hood como ele mesmo, outras locações utilizadas foi a Fundação Casa, Teatro Franco Zampari e Executivo Club onde acontece a tradicional Rinha dos Mc´s.
O motivo de fazer sem grana o Buzo explica: - Eu tinha a idéia e não queria ficar anos esperando uma possivel captação de grana, então convenci o Toni Nogueira a entrar comigo na empreitada, além de dividir a direção comigo, utilizar a estrutura de camera e edição da DGT Filmes (da qual ele é dono e onde eu trabalho), a DGT produz meu quadro do “Buzão” na TV Cultura. Com o Toni na jogada, fui chamando os amigos para participar, desde que fosse sem remuneração, tipo apostando no projeto e no que ele pode nos proporcionar no futuro. Montei um time único. Finaliza Buzo.
O filme foi rodado em HD, entre novembro de 2008 à fevereiro de 2009, está em fase de edição e com lançamento previsto para agosto/2009.
- Queremos fazer um lançamento oficial num cinema, com coquetel e debate no final, depois passar onde tiver uma tela, assim como foi feito sem grana, disponibilizar ele de graça para todas comunidades e se possivel disputar alguns festivais. Fala o “aprendiz de cineasta” Alessandro Buzo, como ele mesmo se define.
Perguntamos também ao Toni Nogueira como foi participar do projeto, ele apresenta um quadro no Domingão do Faustão da TV Globo e dirigiu filmes como “Osvaldinho da Cuíca – Cidadão Samba” (dividindo a direção com o proprio Osvaldinho e Simone Soul), entre projetos em outros países como Ìndia, Toni disse: - Na verdade não sou diretor e nem quero ser (diretor tem que ser chato e eu não tenho a manha), aceitei co-dirigir este fantástico filme do Buzo devido a minha experiência com o cinema “Udigrudi” nos idos dos anos 70 com os diretores Julio Bressane, Rogério Sganrzela, Neville D’Almeida e outros como câmera e fotografo. Naquela época a gente fazia dois longas por semana, a mesma equipe os mesmos atores e um diretor rodava seu filme pela manhã e o outro à tarde, o mais importante é que os filmes eram rodados um pra um, quer dizer, não tinha duas tomadas para o mesmo plano, com saia ficava. E foi isso que fizemos no PROFISSÃO MC. Rodamos tudo com uma pequena câmera de alta definição, com planos e contra planos, câmera no tripé como manda o figurino. A mágica ficou por conta dos atores, com atuações sensacionais em que eles representam eles mesmos com nome próprio e tudo. O filme ao contrário de muitos outros que revelam as favelas, é um documentário que resvala na ficção, seus atores contam suas estórias na vera. Finaliza Toni Nogueira.
Agora é aguardar pra ver, “Profissão MC” vem para fazer barulho. Mostrar que hoje pra se fazer cinema é mais fácil ter uma câmera na mão, mas ainda é preciso ter uma idéia na cabeça.

* Materia publicada no Jornal "Boletim do Kaos !!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário